terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dia Primeiro de Agosto

Hoje comecou meu trabalho voluntario. Estou trabalhando numa colonia de ferias para criancas cujo os pais nao conseguiram tirar ferias do trabalho ou nao tem dinheiro para viajar.
O programa tem duracao de 2 semenas, das 9h30 da manha ate as 15h30. Mas nao nos finais de semana.
Hoje tivemos que chegar as 8h30 (o pessoal que trabalha), pois era o primeiro dia, e tivemos uma reuniaozinha antes para saber o programa, as regras e etc. O Paul foi comigo, primeiro porque eu nao lembrava o caminho (a colonia de ferias esta na escola Gertrudes), e segundo porque eu nao conhecia ninguem. No comeco, para mim, foi muito dificil. Eu como sempre, na vergonha e me sentindo um pouco perdida, porque todo mundo ali ja se conhecia, de anos trabalhando juntos, e eu era novata. Por sorte tinha outra menina que tambem era novata, e quando fui guardar meu casaco, o Paul fez amizade com ela e depois me apresentou.
O nome dela eh Honne (acho que eh assim que escreve). Ela tem 14 anos, mas tem cara de mais velha, de 17 anos. E de acordo com algumas pessoas e algumas criancas de la, eu tenho cara de 14 ahahahaha. Logo no primeiro dia a gente ja ficou amiga. Andava pra todo lugar junto. Foi ate bom para mim conhece-la, assim eu nao me sinto tao sozinha e perdida.
A programacao do dia era do lado de dentro. Entao tinha varias atividades..e uma delas era pintura facial, que eu e a Honna ficamos fazendo o dia todo.
As criancas sempre chegam as 9h30 e vao embora as 15h30, mas nos temos que chegar as 9h e sair as 16h, pois temos que organizar as coisas, e os responsaveis pelo grupo, "os chefoes" sempre fazem uma reuniaozinha antes e depois de comecar.
Hoje, uma hora, ou uma hora e meia antes do almoco, nao me recordo, teve uma atividade diferente. Veio um cara, que eu nem sei explicar o que ele eh. O nome dele era JP e ele tinha um parceiro, que eu nao lembro o nome, que era o computador hahaha. E toda vez que o JP conversava com o computador, ele respondia certinho.. e nao eram perguntas de sim e nao. E o computador tinha varios truques, e estava sempre interagindo com as criancas.. foi bem bacana!
Depois que o show acabou, fomos almocar. As criancas levam seu proprio almoco: pao. Os "tios" nao precisam. La tem tudo: pao, queijo, manteiga, bebida, tudo..so leva se voce quiser. No meu caso eu levei, porque nao sabia disso ate chegar la.
O resto do dia, depois do almoco, foi a mesma coisa que de manha.
Foi lotado na pintura facial. Todas as criancas queriam fazer. So que nao foi facil nao! Eles pediam coisas super dificies, como Pikachu (nao sei como escrever), elfo, e tambem coisas que davam muito trabalho, tipo arco-iris..eu apanhei um monte, porque afinal era minha primeira vez fazendo isso, mas mesmo assim nao deixei de me divertir. Eu me diverti muito com as criancas, adorei ter ficado na pintura facial.
A Honne tambem..mas ela ja tinha um pouco mais de experiencia, pois tem 2 irmas pequenas. No meu caso, eu nunca fiz pintura facial na minha irma hahaha. E a Honne tambem me ajudava, porque as vezes eu nao sabia o significado das coisas que as criancas pediam, e como ela sabe um pouco de ingles ela me ajudou.
Nao foi muito lotado. Deram mais ou menos umas 55 criancas. Mas eles disseram que sempre vem mais criancas la pelo meio da semana, ou na semana que vem.
O pessoal da colonia de ferias eh legal..eu eh que sou timida. E eles sao muito brincalhoes tambem, sempre fazendo graca, entre eles mesmos. O grupo varia em relacao a idade. Tem de todas as idades, mas acho que os mais novos sao de 14, e vao ate sei la 50 e pouco, que eh um dos chefoes. E sao todos uns amores (bem, nao falei com todos ainda, mas parecem ser).
Quando acabou, o Paul foi me "buscar", de bicicleta claro.. ele chegou as 15h30, porque nao sabiamos que os "tios" tinham que ficar ate as 16h. Ai ele tambem acabou participando da reuniao hahah. Depois pegamos a bike e viemos para casa.
Hoje tambem eh o aniversario do Hans, meu ex host father da outra familia. Ao chegar em casa eu escrevi um cartao postal para ele, e fui andando ate a caixinha do correio que fica na minha rua para mandar. Acabei colocando na parte que era para a Holanda inteira, e nao para a cidade de Roosendaal, mas o Paul disse que nao tem problema. Primeiro todas as correspondencias iriam para Rotterdam, mas depois voltariam caso fossem daqui. Meu ex host father nao fez festa. Ele esta guardando dinheiro para fazer uma doacao para o Instituto do Coracao aqui da Holanda. Pois, ele tem um infarto nos anos noventa, e desde entao ele tem um aparelho no coracao. Tem sempre que dormir a tarde, e depois do jantar.. E enquanto eu estava na casa deles ele teve que trocar esse aparelho. Ele nunca acreditou que ele fosse chegar a idade dos 50, que foi a idade que ele chegou hoje. E por isso ele quer fazer uma doacao, em forma de agradecimento para o lugar, que salvou a vida dele.. algo assim.
Depois que voltei para casa, peguei meus livros de holandes e fiquei estudando. Dominique estava no trabalho, e meus pais iriam sair para jantar, entao o Paul disse que a hora que eu quisesse jantar era so esquentar as coisas porque ja estava tudo pronto. Como eu estava morrendo de fome esquentei tudo e comi. Comi sopa, e depois a carne que eu adoro, que tem formato de bolinha, batatinha cozinha e vagem. Delicia.
Fiquei a noite inteira sozinha, no computador. Liguei para a minha mae do Brasil, para saber como estavam as coisas e fiquei no Facebook e MSN. Acabei ajudando uma das minhas melhores amigas que passou por um problema serio ai no Brasil, por MSN. Gracas a Deus deu tudo certo, so estou esperando o email dela para saber se deu tudo certo mesmo. E tambem fiquei conversando com a pessoa que eu continuo amando..mas como sempre acabamos brigando de novo.
Depois tentei assistir um pouco de True Blood, pois ja tinha saido o novo episodio.. mas como estava muito lerdo para carregar, desisti e fui dormir.
Quando estava em pleno soninho gostoso minha "irma" chega do trabalho. Eram mais de 23h, e meus pais tinha me dito que ela chegaria as 19h. Ela fez um pouco de barulho, mas depois eu nao escutei mais nada, acabei caindo no sono. Acordo de madrugada com ela, jogando no celular, no volume mais alto que tinha, sem ter o desconfiometro de desligar o som, ou se nao quisesse dormir, que fosse para a sala poxa! Ai eu ficava me mexendo na cama, fazendo barulho, para ela se tocar de que eu estava acordando por causa dela, mas nao funcionou. Ai meus pais chegaram, e ela continuou la. Eu tive que levantar e fingir que ia ao banheiro para nao falar merda pra ela, porque se nao eu ia falar muito! Estava muito irritada! Por fim, ela se tocou e desligou o som.. e acabou indo para a sala ficar conversando com a mae dela. E eu finalmente pude voltar a dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário