quinta-feira, 21 de julho de 2011

Gent - Belgica

Oi gente! Como voces estao? Eu estou bem..um pouco cansada!
Hoje minha host family (tirando o meu host brother Damien) e eu fomos para Gent, na Belgica. Gent fica mais ou menos 1h de carro de Roosendaal, afinal minha cidade quase faz fronteira com a Belgica.
Passamos o dia inteiro la, vendo as antigas construcoes e a festa que estava tendo la. Era a "Gent feest" como eh chamada. Tem duracao de uma semana, e nessa semana tem feira livre (onde voce pode vender o que voce quiser - numa delas, encontramos uns cartoes postais muito engracados, um por exempo assim, estava escrito: Addicted to you (que quer dizer: "viciado(a)  em voce", e no meio tinha uma foto de um cigarro rsrsrsrs. Nessa mesma barraca, eu e minha host sister Dominique compramos um pin escrito I <3 Gente Fieste (Eu amo a festa de Gent) para colocar no meu blaiser do Rotary), artistas fazendo performaces, tocando instrumentos (ate crianca participa - dos dois), tem alguns brinquedos ("radicais" e outros para ganhar prendas - igual a Exposicao), tem atracoes (bandas tocando).. e muito mais. Foi bem bacana. E estava lotado! Com gente de todo o mundo!
Nos assistimos uma performace muito bacana. O cara disse que veio da Nova Zelandia, mas na verdade ele eh da Australia, so para participar desse dia. Ele ficava andando numa daquelas bicicletas de uma unica roda, super alta, fazendo malabarismo com pinos e tambem com facas.. E ele era super bacana, interagindo com todo mundo, criancas, adultos, idosos, sempre fazendo piadas. O pessoal gostou muito dele. E ele nao era uma das atracoes promovidas pela cidade nao, ele era artista de rua, como muitos outros.
Eu vou contar o que nos fizemos na cidade.. Chegamos la, mais ou menos 11h e pouco da manha, pegamos o trem (eles chamam de tram aqui) e fomos para o centro da cidade, pois era la que estavam ocorrendo as atracoes. Primeiro paramos para tomar um cafezinho, claro, o famoso "koffiepauze" holandes (tem sempre que parar para tomar algo). Depois fomos caminhando, vendo as lojas (que por sinal estavam fechadas #pena), e vendo as construcoes. Gent eh uma cidade muito antiga, com muitas igrejas e construcoes medievais, super bonito. E eles mantem as construcoes antigas, e tentam construir novos lugares nelas. Como os 2 restaurantes que visitamos. Um deles era muito chique. A entrada dele era a construcao antiga (eles manteram ela). Na medida que voce entra, tudo eh moderno, as luzes, os moveis, tem elevador, e ate o banheiro.. A primeira vez que voce olha, voce pensa: Eu nao vou fazer xixi aqui nao! Sabe porque? Porque a porna eh "transparente". So que o segredo eh, quando voce entra, voce tem que travar a porta. Quando voce trava a porta, automaticamente a textura da porta muda, e voce nao consegue ver mais nada! Muito legal!
Eles mantem a construcao em si, como era antigamente, mas dentro, eles renovam os objetos (luzes, moveis..). Mesma coisa com um outro restaurante que a gente visitou. Antigamente era um acougue. A construcao continua a mesma, mas dentro eles enxeram de moveis modernos, mudaram alguns detalhes e penduraram um monte de pernis no teto, ficou muito legal. Nesse restaurante eu provei uma bebida que chama Advocaat, que eh um licor feito com ovo, acucar e conhaque. Como eu ja sabia que era feito de ovo foi meu nojento tomar.. mas experimentei! No comeco voce pensa, puxa nem tem gosto de ovo.. Aguarde, que no final vem aquele gostinho de gema mole (bleeeeeh!).
Nos visitamos um castelo tambem, que eles ainda mantem na cidade. So vimos uma parte, porque para ver o resto tinha que pagar, e ca entre nos, nao era muito interessante nao.
Visitamos tambem duas igrejas, chamadas Sint-Niklaaskerk (Igreja de Sao Nicolas) e Sint-Baafskathedraal (Catedral de Sao Baaf). Muito bonitas elas. A primeira nao eh muito grande, mas mesmo assim eh bem impressionante. A segunda eh gigantesca, tem ate um pequeno museu embaixo dela.
Visitamos tambem um bar, que vende 250 tipos de bebidas, e cada bebida tem seu proprio copo! E o bar eh super antigo!
O unico lugar que supera a Holanda em frituras eh a Belgica. Em cada 10m voce encontra uma barraquinha de "frietjes" (batata-frita, em que voce pode escolher seu molho: ketchup, maionese, especial, entre milhoes de outros), ou hamburgers, ou kebab (especialidade turca), etc. Nosso almoco foi um saco (aqui quando voce pede batata-frita, o tipico eh ela vir no saquinho) de batata-frita com maionese rsrsrs.
Tirando isso, nos paramos, mais ou menos, em tres bares diferentes para "tomar algo" rsrsrsrs.
Depois te termos passado o dia inteiro la, pegamos o trem (tram) de novo, fomos para o estacionamento, e voltamos para Roosendaal (eu como sempre, dormi na "viagem" - eu nao aguento ver mato na estrada, ja comeco a fechar os olhos... rsrsrsrs).
Hoje jantamos comida asiatica (nao sei se era da Indonesia ou da Tailandia): arroz com um monte de coisa misturado (frango, ovo, pepino e os ingredientes especiais para esse prato - que por sinal voce pode encontrar pronto, numa caixinha, no supermercado, na parte de comida asiatica. OBS: aqui dependendo do que voce quer preparar, voce pode ir no mercado e comprar a caixa com o tempero pronto para o tipo de comida que voce esta preparando.. sem falar no saco com a salada quase pronta (toda picada, so falta temperar), as batatas descascadas, etc).
Agora aqui estou eu, sentada na sala, blogando o que aconteceu no meu dia. Eu adorei o dia de hoje! Foi muito bacana!
Eu volto amanha com mais informacoes, ta bom?!
Um beijao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário